quarta-feira, 10 de março de 2010

Cerâmica Turca

Você conhece a Turquia? Eu não, mas tenho muita vontade. Tenho vontade de passear pelas alamedas dos bazares de Istambul e sair abarrotada de peças lindas de cerâmica (claro que um tapete não seria mal, mas aí é assunto para outro post...), sem nem pensar em como elas caberiam na mala de volta ao Brasil...

Os bazares mais famosos de Istambul são o centenário Grande Bazar e o bazar de Especiarias. O primeiro é um aglomerado de mais de 4.000 lojas e banquinhas situadas em uma imensa área coberta e murada, no centro da cidade. Já o de Especiarias é mais voltado para quem cozinha e para quem quer provar comidas típicas. Apesar do nome, ele não se restringe a temperos, parecendo mais com uma enorme feira livre onde é possível experimentar chás e doces exóticos.

A cerâmica turca tem um papel importante na arte islâmica. É o resultado de muitas influências e de séculos de trabalho. O que vemos hoje são peças lindas, coloridas e trabalhadas com motivos variados. Ficam lindas se expostas em uma estante ou na parede.




















Fonte: Foto 1, 2 e 3, 4, 5 e 6

Um comentário: